quinta-feira, 25 de abril de 2019 1:2102

Presidente da Fifa favoreceu Manchester City e PSG, diz Football Leaks

- Publicidade -

Documentos obtidos pelo site Football Leaks e publicados pelo diário alemão Der Spiegel mostram que o presidente da Fifa, Gianni Infantino, trabalhou para acobertar infrações ao Fair Play Financeiro cometidos por Manchester City (ING) e Paris Saint-Germain (FRA). Na época, o suíço era secretário geral da Uefa.

Os dois clubes são controlados por empresas das famílias reais do Oriente Médio. O Manchester City, pertence aos Emirados Árabes. O Paris Saint-Germain, ao Qatar.

Em 2014, se esperava que os times sofressem sanções que poderiam causar até expulsão da Champions League, mas a Uefa fez um acordo com os clubes.

O Fair Play financeiro é uma norma criada pela Uefa para evitar, na teoria, que os times gastem no futebol mais do que conseguem arrecadar.

Em um e-mail enviado por Infantino a Khaldoon Al Mubarak, presidente do City, o hoje máximo mandatário do futebol deu sugestões de como o clube poderia escapar das punições e o tranquilizou. Ele também teve reuniões com dirigentes do time inglês e do PSG e repassou a eles material da Uefa considerado confidencial.

De acordo com o Football Leaks, Fantino fez o possível para esvaziar o trabalho do CFCB (sigla em inglês para Departamento de Controle Financeiro dos Clubes), responsável por analisar os dados financeiros das equipes e apurar se o Fair Play Financeiro havia sido desrespeitado.

Graças à influência de Infantino, a UEFA fez vistas grossas para acordo de patrocínio do PSG com a Autoridade de Turismo do Qatar no valor de 200 milhões de euros (R$ 842,5 milhões em dinheiro atual) por dois anos. O acordo era considerado superfaturado por especialistas do mercado e o clube não seria obrigado a colocar qualquer marca na camisa, no estádio ou mesmo um link em seu site oficial. Seria apenas uma forma da família real do Qatar disfarçar a injeção de recursos no clube.

O Manchester City foi autorizado a registrar em sua contabilidade três vezes mais rendimentos do que o valor real.

Para selar o acordo, segundo o Football Leaks, dirigentes do City, entre eles Ferran Soriano, diretor executivo do Manchester City e ex-vice-presidente do Barcelona, ameaçaram processar a UEFA e fazê-la perder milhões de euros.

Os dois clubes foram multados em 20 milhões de euros (R$ 84,2 milhões).

A publicação alemã também acusa Infantino, presidente da Fifa desde 2016, de comprometer seriamente o poder de investigação do Comitê de Ética, atenuar relatórios sobre corrupção, abafar investigações e se cercar apenas de pessoas dispostas a seguir 100% as ordens do cartola.

Últimas Notícias

Saiba onde assistir Santa Cruz x Fluminense e confira prováveis escalações

O Tricolor entra em campo, às 21h30, com uma boa vantagem adquirida na partida de ida, quando venceu por 2 a 0, no Maracanã

Corinthians vence a Chapecoense e avança na Copa do Brasil, veja os gols

Em casa, o Corinthians reverteu a derrota do primeiro jogo, venceu a Chape por 2 a 0 e conquistou a vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil

Flamengo perde para a LDU por 2 a 1 e complica classificação na Libertadores, veja os gols

Rubro-negro saiu na frente com Bruno Henrique, mas sofreu a virada no segundo tempo

Juventude e Vila Nova empatam sem gols na Copa do Brasil

No Alfredo Jaconi, Juventude e Vila Nova não mexeram no marcador pelo primeiro jogo da quarta fase da Copa do Brasil

Internacional vence e garante primeiro lugar do Grupo A da Libertadores, veja o gol

Agora, o Inter volta as atenções para a estreia no Brasileirão 2019, sábado (27/4), às 19h, contra a Chapecoense, em Chapecó-SC

Confira os Confrontos da Pré-Copa do Nordeste 2020

Disputando por uma vaga para a Copa do Nordeste 2020, CRB-AL, Náutico-PE, Sampaio Corrêa-MA e ABC-RN ou América-RN jogam nas próximas duas quartas-feiras

CBF divulga escala do árbitro de vídeo para a 1ª rodada

Confederação definiu equipes que vão trabalhar no fim de semana histórico para o futebol brasileiro

Vasco da Gama vence o Santos mas está eliminado da Copa do Brasil, veja os gols

Com gols de Ricardo e Raul, Cruzmaltino derrota a equipe paulista por 2 a 1

Santos deixa vantagem de lado e quer nova vitória sobre o Vasco, veja escalação

Após vencer o primeiro duelo por 2 a 0, com gols de Rodrygo e Jean Mota, o Alvinegro Praiano pode empatar, ou até perder por um gol

Vasco da Gama x Santos pela Copa do Brasil, confira a escalação do Gigante

Neste duelo, o Vasco será comandado pela primeira vez pelo técnico Marcos Valadares.